Festivales

Em janeiro de 2010 a associação Amigos dos Bombos lançou um repto ao restante movimento associativo de Vales do Rio, realizar um evento de cariz cultural que tivesse por base a vivência das tradições. O convite foi aceite e a ideia começou a ganhar corpo. Foi unânime a escolha do brulhão como tema aglutinador tal a percepção que todos tiveram de ser o elemento a destacar da nossa gastronomia.

A juntar à parte gastronómica, o evento teria de ter uma forte ligação às tradições e à animação de rua, a folia. Assim se foi arquitetando o dia do evento, com barraquinhas de exposições/venda de artesanato; decoração do espaço com elementos tradicionais, como carros de bois, bilhas de azeite, cantareiras, carroças;

Todavia a tarefa mais árdua era confecionar os brulhões. Quantos? Onde? Como? A solução esteve na partilha e no espírito de entreajuda. Andou-se "à cata" da receita, arregaçaram-se as mangas e nasceu o FestiVales. O Centro Social foi o quartel general de todo o trabalho de preparação dos brulhões. Aí se limparam os debulhos, se fizeram os sacos, se cortaram as carnes, se prepararam os brulhões, de forma tradicional, mas respeitando as regras de higiene e segurança. Reeditaram-se os serões da aldeia, sem lareira, mas com o calor de quem está empenhado em cumprir um sonho.

No dia do FestiVales a aldeia está sempre engalanada para receber alguns milhares que já por cá passaram e tiveram oportunidade de connosco celebrar o gosto do brulhão.

Claro que para estes eventos se realizassem, este ano terá já a quarta edição, contribuíram em primeiro lugar as associações: Amigos dos Bombos, Caça e Pesca, Grupo Desportivo, Rancho Folclórico, Centro Social; A Junta de Freguesia, A Câmara Municipal e empresas das quais se destacam a Lusoestrela, Eurobig e Eurobeiras. A grande força do FestiVales esteve nas pessoas que se dedicaram e se uniram em torno de uma causa. Dias houve em que mais de 30 pessoas se juntaram na preparação dos brulhões.

Durante o evento a animação é grande! Os jogos tradicionais também marcam presença como o rolho e o jogo do cepo. A música tem ficado a cargo de Grupos de Bombos e Fanfarras que não deixam indiferentes os participantes. A noite é saudada com uma queimada ritualmente preparada em frente ao chafariz que depois de partilhada, esconjura os menos atrevidos e os descontrai para a folia e para um resto de serão bem passado, queira o S. Pedro regrar as forças da natureza e bafejar-nos com um maio acalorado.

Animados pelo sucesso das 4 edições do Festivales, queremos dar continuidade à cooperação entre os diferentes agentes associativos na criação de um momento cultural e gastronómico marcante.

Uma das facetas importantes deste dinamismo cultural e gastronómico passa por reinventar tradições e particularidades que são o reflexo do nosso legado social e étnico e que ainda identificam a beira, o concelho e a aldeia de Vales do Rio. Esta aldeia desempenha um papel importante no tecido industrial e produtivo do concelho e ainda contribui com uma quota importante de recursos humanos superiormente qualificados com desempenhos importantes nas mais variadas instituições e empresas da região. Infelizmente, alguns destes recursos qualificados partiram para outras partes do país/estrangeiro à procura de emprego.

Esta atividade também pretende ser um reviver de memórias para todos, em especial para os que partiram para os grandes centros, nos movimentos migratórios das décadas de 70 e 80 e destes últimos anos.

A gastronomia é um factor identitário forte que poderá fomentar o turismo rural e cultural e uma parte importante deste acontecimento que nos propomos levar a cabo, numa congregação de esforços.

Festivales em números
Festivales 2010 2011 2012 2013
Edições 1 1 1 1
Quantidade de BRULHÕES (KG) 300 500 700 1000
Nº de refeições servidas 800 1200 2000 3100
Número de visitantes 1500 2500 3000 5000
Grupos de animação rua 6 8 8 7
Músicos/atores 60 50 90 75
Número de colaboradores na preparação do brulhão 60 55 60 43
Elementos do staff dia do evento 45 44 32 37
Número de barraquinhas/expositores 10 19 26 30